segunda-feira, 25 de abril de 2016

Entrevista com o professor de matemática Ricardo

Edson e o entrevistado prof. Ricardo

No dia 19 de abril de 2016 estive com o professor de matemática Ricardo que atua no colégio Monsenhor Melo (Estadual) em Ibiapina. E com ele fiz uma entrevista sobre a disciplina de estagio supervisionado logo a baixo.

Qual a importância do estágio supervisionado na formação do professor de matemática?
O estagio apenas dar uma ideia do que seja o dia a dia na sala de aula.
Você acha que o estagio supervisionado é realmente necessário?
Acredito ser pouco tempo que o estagiário passa em sala, uma vez que ele já decidiu pela docência ele precisa passar por experiências mais consistentes como por exemplo aula no contra turno, avaliações, feira cultural, preparação dos alunos para SPAECE e ENEM, entre outra coisas, e como também momento de aprovação e reprovação do aluno no fim do ano letivo.
Como foram suas disciplinas de estágio?
No mesmo molde deste, entrevista com o professor, observações, relatórios tudo isso.

Elas ajudaram na sua formação? Em que lhe beneficio?
Ajuda no que se refere aos teóricos, pois quando cursei a disciplina já trabalhava como professor de matemática.

Você acha que existem outras maneiras de substituir os estágios supervisionados?
Se eu faço eu aprendo, aceito que tenha de ser melhorado e não substituído pois o curso de matemática não contribui o suficiente para o trabalho do professor no ensino fundamental e médio a universidade realmente não ensina que o professor precisa saber para dar aula nessas modalidades.

Que outras experiências um futuro professor tem que ter?
Acredito que uma experiência que o professor necessita é o contato com os pais dos alunos como também os colegiados e fortalecer essa parceria, pois só a escola e o professor não obtém muito sucesso.

O que você tem a dizer aos futuros professores de matemática?
Ser professor de matemática é muito bom é uma disciplina desafiadora digo o seguinte: observe o estagio ele pode ser o farol para você torna-se ou não um professor de matemática precisa-se gostar do que faz se você não gosta não adianta é perca de tempo então você precisa amar aquilo que você faz. Que na verdade o professor de matemática ele é um cara solitário a coordenação da escola ou a direção não chega pra você pra pergunta o que você tá precisando por que eles acham que o professor de matemática é um cara auto suficiente e na verdade a gente tem essa carência de ajuda de tudo e eles nunca fazem ninguém faz nada pelo professor de matemática e a gente precisa correr atrás disso, eles pensam que o professor é um cara intocável um cara acima de tudo.

Obrigado professor Ricardo pela entrevista!
Disponha!
Edson e o entrevistado prof. Ricardo


Um comentário:

  1. Legal, Edson. Porém, faltou descrever melhor a trajetória profissional do entrevistado e deixar mais claro os motivos da entrevista. Além disso, algumas perguntas não ficaram em negrito. Sugiro fazer uma revisão ortográfica sempre que escrever um texto.

    ResponderExcluir